10 melhores escolas públicas do Brasil no Ideb são do Ceará, aponta MEC; veja quais

As 10 escolas públicas com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil, em 2023, nos anos iniciais (1º a 5º ano do ensino fundamental), são do Ceará e estão no interior. O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no país e os dados monitorados são divulgados a cada 2 anos. Os de 2023 foram apresentados, nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC), e analisados pelo Diário do Nordeste.
Com a divulgação do Ideb, as unidades do Ceará novamente ocupam as 10 primeiras posições na lista das melhores escolas, assim como ocorreu no Ideb de 2021. As unidades educacionais cearenses são de 7 cidades diferentes. No Ideb é considerado o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, na cidade de Coreaú, com 10 no Ideb (a nota varia de 0 a 10), ocupa o primeiro lugar da lista. A meta era de que o Ideb (com base no de 2021, usado pelo MEC também para o Ideb 2023) na escola chegasse a 5,7. Mas a unidade conseguiu atingir 4,3 pontos a mais, alcançado a nota máxima.
A nota do Ideb considera dois fatores: a taxa de rendimento escolar (aprovação dos alunos) e as médias de desempenho (proficiência) em Português e Matemática. Desse modo, quanto melhor for o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é a nota do Ideb.
No Ideb, conforme definido pelo Governo Federal, cada escola, cidade e estado do Brasil têm metas específicas a serem cumpridas. No caso do Ceará, na avaliação dos alunos que estão no 5º ano do fundamental colocou ao menos 10 escolas no topo da lista.
As escolas com os melhores Ideb no Brasil em 2023 nos anos iniciais do fundamental são:
Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú, Ceará
Joao Evangelista Da Cruz EEF – Cruz, Ceará
Macario Jose De Farias EEF – Cruz, Ceará
Renascer EEIEF – Itapiúna, Ceará
Antonia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo, Ceará
Jose Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo, Ceará
Francisco Severiano Sousa EEF- Novo Oriente, Ceará
EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira, Ceará
EEMTI Alzira Maria De Araujo – Pires Ferreira, Ceará
Escola Leonilia Gomes Parente – Sobral, Ceará
Nessa etapa de ensino, todas as 10 escolas tiveram 10 no Ideb. Na lista nacional, dentre as 21 escolas alcançaram nota 10 no Ideb nesta etapa, todas são do Nordeste: 15 do Ceará, 5 de Alagoas e1 em Pernambuco
No topo também nos anos finais
Nos anos finais, dentre as 10 melhores escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental, 6 são do Ceará das cidades de Pires Ferreira, Sobral, Jijoca de Jericoacoara. Nessa etapa, o maior Ideb 9,30 da Escola.
EMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira, Ceará
ETI José Peregrino De Vasconcelos – Sobral, Ceará
Escola Municipal de Ensino Fundamental Absolon Correia de Melo – Santana do Mundaú, Alagoas
Esc de Ens Fund e Médio Mons Clovis Duarte De Barros – Santana do Mundaú, Alagoas
Escola Municipal De Ensino Fundamental Pequeno Príncipe- Santana do Mundaú, Alagoas
EEMTI Alzira Maria de Araujo – Pires Ferreira, Ceará
EMEF Jose Brandao de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara, Ceará
EEMTI Manoel Farias Mororo – Pires Ferreira, Ceará
EEMTI Centro Educacional Rural – Pires Ferreira, Ceará
Escola Municipal de Educacao Basica Claudio Daniel Gama Amorim – Coruripe, Alagoas
Escola do Ceará é a 2º melhor do Brasil no Ensino Médio
Já na etapa do Ensino Médio, o Ceará tem uma escola entre as 10 com o melhor Ideb. A Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, na cidade de Ipueiras, alcançou um Ideb de 7,50 e ocupa o 2º lugar na lista nacional. A unidade é da rede estadual e é uma escola do campo, com características diferenciadas das escolas “convencionais”.
Ideb do Ceará
No monitoramento por estado, Ceará apresentou uma melhora nos índices de educação no Ensino Fundamental, mas o Ensino Médio não atingiu a meta. Nos anos iniciais do ensino fundamental o Estado atingiu nota de 6,6, enquanto a meta era 5,4.
Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, o objetivo era alcançar 5,1, mas o Estado chegou a 5,5 pontos. Mas, no ensino médio, cuja meta era 5,1, o Estado ficou abaixo da meta com com o registro de 4,3 pontos.