PolíticaRegional

Enel Ceará não está apta para renovação de contrato, diz ANEEL em resposta ao deputado Yury do Paredão

Spread the love

Em resposta ao requerimento de informação encaminhado ao Ministério de Minas e Energia pelo deputado federal Yury do Paredão (MDB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a Enel Distribuição Ceará não atendeu ao critério de eficiência relacionado à continuidade do fornecimento de energia elétrica — um dos requisitos indispensáveis para a prorrogação antecipada de contrato de concessão.

“A resposta da ANEEL confirma o que já vínhamos denunciando: a Enel Ceará não cumpriu o critério de continuidade e, por isso, foi considerada inapta para ter sua concessão renovada de forma antecipada. A recomendação da Agência reforça o que é evidente para a população cearense, que há anos sofre com o serviço precário prestado pela concessionária”, afirmou o parlamentar.

O posicionamento da ANEEL foi emitido após solicitação do Ministério de Minas e Energia, que encaminhou o pedido de esclarecimento formulado pelo deputado. Na resposta, a Agência detalha que o critério de continuidade é avaliado por meio de indicadores técnicos que medem a frequência e duração média das interrupções no fornecimento de energia.

Segundo a regulação vigente, fica caracterizado o descumprimento quando for constatado, nos cinco anos anteriores ao pedido de renovação, o não atendimento dos parâmetros mínimos estabelecidos para esses indicadores, de forma isolada ou conjunta, por três anos consecutivos.

“De acordo com os dados analisados, a Enel Distribuição Ceará descumpriu os requisitos de continuidade do fornecimento nos anos de 2020, 2021 e 2022. Com base nessa constatação, a ANEEL concluiu que a distribuidora não está apta, no momento, a celebrar o quinto termo aditivo ao contrato de concessão”, explica o parlamentar.

A recomendação da Agência reforça a crescente insatisfação de consumidores e autoridades com a qualidade dos serviços prestados pela empresa e compromete os planos da concessionária de obter, de forma antecipada, a renovação de seu contrato de distribuição de energia elétrica no estado do Ceará.

*ASCOM do Parlamentar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo