Gabriela TavaresPolíticaRegional

Mobilizações esquentam o clima no cenário político cearense

Encontros entre lideranças oposicionistas dão tom de aproximação envolvendo ex-aliados do governador Elmano de Freitas e do Ministro da Educação, Camilo Santana.

Spread the love

POR: GABRIELA TAVARES e ROBERTO CRISPIM

A coletiva de Imprensa concedida ontem (19), na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo deputado federal André Fernandes (PL), voltou a acender a luz amarela junto a base aliada do governo Elmano de Freitas, e a deixar claro de que há, de fato, um estreitamento na relação entre lideranças bolsonaristas no estado e o grupo político ligado ao ex-ministro Ciro Gomes e ao ex-prefeito da capital, Roberto Cláudio, ambos ainda filiados ao PDT cearense.

Aos jornalistas, Fernandes declarou que é “preciso unir força e esforços” para “retirar o PT do poder”. O parlamentar fez elogios a Ciro Gomes (PDT) e defendeu a “união” da oposição em relação às ações eleitorais de 2026. Além dele, outros políticos ligados ao campo conservador participaram do encontro com os profissionais de imprensa, como Priscila Costa, Inspetor Alberto, Julierme Sena, Marcelo Mendes e Bella Carmelo. Vereadores do PDT, Avante, PSDB e União Brasil também acompanharam a coletiva.

Maior influência do campo conservador no Ceará na atualidade, o deputado federal André Fernandes avaliou o momento como uma mensagem transmitida à população, diante da atual conjuntura político administrativa que o Ceará atravessa. Na visão de Fernandes, ” ele (Ciro) mostrou ser uma pessoa preparada e inteligente e que tem coragem também para enfrentar o Elmano”. O parlamentar também fez menção ao ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) para quem também teceu elogios.

As falas de André Fernandes fizeram com que líderes da base aliada ao governador Elmano, bem como ao Ministro Camilo Santana, saíssem em defesa do governo.

“Eu não acredito em uma aliança oportunista e meramente eleitoral que tem como pano de fundo a união do ódio com o ócio. A política é uma atividade nobre, e demanda senso de responsabilidade com suas atitudes”, declarou o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece.

Para a deputada Larissa Gaspar (PT), na visão dos adversários do governo, “vale tudo pelo poder”. “É muito ódio e desespero na construção dessa aliança. Ciro mostra mais uma vez que se entregou ao bolsonarismo e que não tem qualquer apreço à democracia. O povo cearense saberá pular essa fogueira”, pontuou a parlamentar.

Nas redes sociais, o secretário da Chefe da Casa Civil do estado, Chagas Vieira, utilizou um vídeo com falas de Ciro Gomes voltadas contra Fernandes, na época, candidato à Prefeitura de Fortaleza, então derrotado por Evandro Leitão (PT).

“O Evandro e o Camilo têm pesquisas, como nós temos também, que revelam que o André Fernandes não aguenta um segundo turno em que ele seja confrontado seja com quem for. Porque todo mundo vai mostrar a maluquice que esse cara representa, o estelionato que esse cara representa. A mentira de que é o cara é antissistema, sendo um cada do esquema do Bolsonaro, que é rachadinha, roubalheira”.

Ao fim do vídeo, Chagas Vieira limitou-se a dizer, apenas: “sem comentários”.

Todas as movimentações ocorrem em meio a movimentações do ex-ministro Ciro Gomes em relação às eleições do próximo ano. No começo do mês, Ciro visitou parlamentares de oposição na Alece e, após um café da manhã com a base divergente, propôs apoio à candidatura de Alcides Fernandes (PL) ao Senado e, por sua vez, recebeu respaldo de colegas que o consideram um potencial nome para disputar o Governo do Estado.

FOTOS: OPOVO+, Daniel Galber e ALECE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo