Gabriela TavaresRegional

Teatro da Boca Rica promove ações de criação artística de autistas com foco em mito, arte e inclusão

Spread the love

POR GABRIELA TAVARES: O Teatro da Boca Rica, localizado no município de Fortaleza, promove, desde o primeiro semestre deste ano, a Bienal do Teatro com o tema “Teatro, Mito, Autismo: Confluências” e o Cultura Infância que abordará “Afetos, Autismos, Artes: O que pode a arte?”.

A edição da Bienal é gratuita e contará com apresentações nos municípios de Aracati, Cascavel, Eusébio e Trairi, onde serão realizadas oficinas formativas do meio artístico a partir deste mês com encerramento dos cursos previsto para o mês de novembro.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará (BITCE) teve sua programação iniciada em maio de 2025 e seguirá até maio de 2026. No percorrer deste período, serão realizados cerca de 30 espetáculos. O evento mobiliza um total de 300 profissionais, entre artistas, professores e técnicos. Ao todo, 20 grupos e companhias teatrais participarão do movimento.

Maria Rejane Reinaldo, coordenadora de ambos os projetos, destaca que a Bienal possui característica temática, havendo transversalidade da cultura presente na trajetória do teatro, trabalhando ainda em conjunto com a conexão e complexidade que envolve a arte, a cultura e outras instâncias sociais, como a saúde.

“Desde sempre trabalhamos nessa perspectiva, tanto que nos anos 90 trabalhamos muito com o teatro de rua na prevenção de AIDS. De lá para cá, vimos desenvolvendo essas pesquisas buscando sempre a perspectiva de pensar o autista como criador. Nós não estamos propondo arteterapia, nós estamos propondo o autista como enquanto criador de artes, de dança, de teatro, de artes visuais, de livros, de ciência”, salientou a coordenadora.

As atividades da Bienal para este mês de agosto incluem 12 espetáculos de artes cênicas, quatro multirresidências criativas que abordarão o tema da edição e um livro de pensamento, registros e memória da BITCE escrito por autistas, artistas, pesquisadores, professores, convidados, participantes das residências e BITCE em geral.

Artistas convidados vindos da França, Itália e da Argentina darão início à programação, com atividades que tratam de teatro, mito, corpo, voz, criação e manipulação de bonecos com fio.

Fortaleza recebeu a primeira formação com “Teatro e Mito. Pentesileia, a rainha das amazonas. Corpo trágico e corpo mitológico” mediada por Glória Paris, diretora, atriz e professora italiana, e Bruno Fleury, ator francês.

Aracati irá recepcionar a próxima atividade, que acontecerá no Teatro Francisca Clotilde, no período de 10 a 12 de agosto, com os mesmos temas e professores criadores.

A multirresidência “Alma em um fio: criação e manipulação de boneco com fio” será ministrada pela artista argentina Rosana Lopez, em Fortaleza, de 2 a 4 de setembro, e em Trairi, de 7 a 9 setembro.

Os Espetáculos Cênicos terão dez apresentações gratuitas nas seguintes datas e locais: Aracati (9/8), Cascavel (16/9) e Trairi (10/10) – por meio da Secretaria de Cultura, os agentes de cada cidade irão definir três espetáculos. Convidados internacionais e nacionais, artistas e grupos cearenses selecionados pela curadoria do BITCE realizarão as outras seis apresentações até novembro.

Rosana Lopez e Cia A Alma em Um Fio – Marionetes e Miniaturas apresentarão o espetáculo “Onde está Borondongo?” em Trairi (10/9) e Aracati (13/9). Os artistas Tania Alice e Gilson Mota exibirão “Ensine-me a fazer arte” em Aracati (20/9) e em Eusébio (25/9). Caio Picarelli irá exibir a peça “Antígona: um solo em três atos” em Trairi (11/10) e Cascavel (16/10).

Para o projeto Cultura Infância, que procura contribuir para o desenvolvimento de crianças dentro do espectro do autismo por meio da troca de vivências que se ligam à cultura, à arte e aos direitos da pessoa autista, será realizado um seminário on-line. A atividade trará o tema “Afetos, Autismos, Artes: O que pode a arte fazer?”.

A realização terá início com os experimentos cênicos, com ações voltadas à arte, saúde e inclusão. A introdução será com o espetáculo “Poéticas do Cuidado: performance, relação, participação”, com Tania Alice, nos dias 17 e 19 de setembro em Cascavel. Em seguida acontecerá em Aracati (22 a 24/9) a “Introdução ao Teatro de Sombra”. Já o município de Cascavel receberá o espetáculo “Butô e as metamorfoses do corpo”, no período de 13 a 15 de outubro.

Nas Residências Criativas, Picarelli abordará sobre “Objetos relacionais, movimento e estabilização sensorial na neurodivergência”. A artista Cristiane Munõz tratará sobre “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas” e “Investigações sobre uma pedagogia dos silêncios: narrativas, performance e cuidado de si” com Fabricia Eliane.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo