
Pelo terceiro ano consecutivo, a Ambiental Crato vai coletar e tratar o esgoto produzido durante a Exposição Agropecuária do Crato, a Expocrato. A empresa está trabalhando na manutenção da rede já existente no local, bem como na revitalização da rede aérea que foi implantada em 2024, próximo ao Riacho da Matinha. Esse conjunto de ações irá garantir que as barracas daquela área sejam interligadas à rede, coletando e tratando todo o esgoto produzido ao longo dos 10 dias de evento.
Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra, explica que a empresa compreende que a Exposição é um evento ímpar na cultura cratense e, também, a oportunidade de reforçar a importância do sistema de esgotamento sanitário. “Vamos realizar a ligação das barracas à rede de esgoto logo que todas as manutenções necessárias estiverem concluídas. Com isso, teremos mais um ano de Expocrato em que todos os visitantes que caminharem pelo Parque de Exposições, e nas proximidades do Riacho da Matinha, que é uma Área de Proteção Ambiental, poderão vivenciar um evento com mais qualidade” , detalhou o gestor.
Educação e conscientização
Durante todos os dias do evento, que ocorre entre 11 e 20 de julho, os visitantes da área da exposição poderão participar de atividades interativas, no estande da Ambiental Crato, que irão reforçar a importância da rede de esgoto e destacar a relevância de fazer bom uso dela, além de concorrer a brindes como chapéus, copos térmicos e garrafas.
No Corredor do Saneamento, o visitante verá as transformações positivas que o avanço do esgotamento sanitário traz para a vida da população cratense. Organizado em estágios, o corredor mostrará, em um primeiro momento, ruas sem o serviço de coleta de esgoto, destacando o acúmulo de efluentes nas calçadas e a maior propensão ao surgimento de mosquitos, por exemplo. O trecho seguinte evidencia obras de implantação de rede e, ao final, será visível a transformação trazida pelo esgotamento sanitário após toda a comunidade estar conectada à rede, passando a desfrutar de uma área com mais qualidade de vida e saúde.
No estande também será possível interagir em um circuito educativo. Ele tem início com um quebra-cabeça no qual o participante precisa solucionar o problema do esgoto a céu aberto encaixando peças e montando a imagem de uma residência conectada à rede de esgotamento sanitário. Na fase seguinte, através de uma “máquina de garra”, os participantes retiram bolas que simbolizam os resíduos inadequadamente descartados na rede de esgoto, como garrafas pet e sacolas plásticas. Na etapa final, o participante tem a oportunidade de compreender como o efluente é tratado, e recebe um brinde.
Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.
A concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Hoje, o Crato tem 25% de cobertura de esgoto.
*Comunicação da Ambiental Crato