
O município de Santana do Cariri, no interior do Ceará, deu início à tradicional festa em homenagem à padroeira Senhora Sant’Ana, com a realização do cortejo do Pau da Bandeira — que neste ano celebra seu centenário. A abertura aconteceu na última quarta-feira (16), o Bairro Inhumas, reunindo fiéis em clima de confraternização e apresentações musicais com Forró Real e Karina – A Braba.
O cortejo seguiu até a igreja matriz, onde o mastro foi fincado sob fortes expressões de fé e emoção. Instituída em 1925 pelo padre José Correia de Lima, a tradição é um dos marcos culturais e religiosos do município. Os carregadores mantiveram o costume de conduzir o mastro nos ombros, seguidos por uma multidão de devotos em cânticos e orações.
A programação religiosa e cultural segue até o dia 27 de julho, com novenas, missas, quermesses, leilões, visitas da imagem da padroeira às comunidades e shows. A estrutura conta com barracas, palco para apresentações e esquema de segurança reforçado, envolvendo órgãos oficiais e equipes particulares.
O secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, destacou o caráter afetivo do evento para os moradores: “É quando o coração de todo santanense bate mais forte.” Já o prefeito Samuel Cidade Werton (PT) ressaltou o valor histórico e cultural da celebração: “Celebrar cem anos do cortejo do Pau da Bandeira é valorizar nossa história, nossa fé e nossa gente.”
Entre os presentes esteve o deputado federal e secretário de Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar (PDT), que enalteceu o potencial do evento para o turismo religioso. O vigário da Paróquia Senhora Sant’Ana, padre Idemario Muniz, definiu o período como um “tempo de renovação espiritual para toda a comunidade”.
Confira o vídeo institucional que comemora o período: