Número de brasileiros presos no exterior é o maior da última década; entenda os motivos
O quantitativo de brasileiros presos em penitenciárias estrangeiras é o maior da última década, segundo levantamento do Itamaraty para o site Metrópoles. Em 2022, 7,8 mil cidadãos do Brasil estavam em situação de cárcere no exterior, enquanto o número registrado em 2011 foi de 2,5 mil, totalizando alta de 212%.
O levantamento, contudo, não contabiliza o contingente de brasileiros (37,4 mil) detidos por tentativa de cruzar irregularmente a fronteira dos Estados Unidos.
Os dados do Ministério das Relações Exteriores foram obtidos pelo portal via Lei de Acesso à Informação (LAI).
ONDE OS BRASILEIROS MAIS SÃO PRESOS NO EXTERIOR:
América do Norte: 4 mil brasileiros foram presos no continente, em 2022, totalizando 51% das detenções. A maioria para nas prisões do México: 3.709 brasileiros;
Europa: 2 mil (27% do total); América do Sul: 1, 1 mil (15%).
O QUE LEVA A PRISÃO DE BRASILEIROS NO EXTERIOR?
Segundo o levantamento, o narcotráfico ou posse de drogas é a principal razão das prisões de brasileiros no exterior (1.076 casos). Os outros casos estão ligados a infrações contra regras migratórias.
Contudo, o Itamaraty não informou o motivo de outras 700 prisões nem especificou se há eventuais prisões políticas em ditaduras internacionais.
Desse total de brasileiros condenados, 39 cumprirão prisão perpétua. Já 23 deles têm direito a condicional ou liberdade antecipada. Outros 16 não poderão voltar a viver em liberdade.
*DN