Após Camilo e Elmano: Evandro Leitão amplia base de apoio em favor de Guimarães ao Senado

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, voltou a defender o nome do deputado federal José Guimarães (PT), como possível candidato ao Senado Federal, em 2026, na chapa majoritária da base governista. A fala em apoio ao correligionário se deu na semana passada, durante entrevista a um veículo de Imprensa da capital cearense.
A declaração se soma a falas do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas, sugerindo uma espécie de unidade em torno da liderança do parlamentar, que hoje ocupa a liderança do governo federal na Câmara dos Deputados, em Brasília.
“O deputado Guimarães é um grande parlamentar, uma referência no nosso partido, tem larga folha de serviço prestado. Tem todo direito de pleitear espaço. É mais do que natural, mas isso também passa por uma discussão interna. A gente tem condição de construir unidade. Mas temos que ter humildade, saber ouvir e em alguns momentos dar passos para trás para depois dar dois ou três para frente”, disse Evandro.
A fala do prefeito amplia o esforço do Campo Democrático, corrente petista liderada por Guimarães no Ceará, que ganha tração na disputa interna do partido, já de olho na próxima composição das chapas majoritárias.
Na última semana, o governador Elmano, em agenda em Brasília, reforçou que não participa de articulações ligadas às novas vertentes surgidas no PT estadual e reiterou sua proximidade política com Guimarães.
Com apoio de lideranças estratégicas e respaldo crescente dentro da legenda, Guimarães surge como nome natural para ser o candidato ao Senado em 2026 — uma construção que, segundo aliados, conta inclusive com a simpatia do presidente Lula.
*Com a assessoria do Parlamentar.