Beleza eterna: Apo Whang-Od, aos 106 anos, estrela capa da Vogue
Aos 106 anos de idade, Apo Whang-Od, também conhecida como Maria Oggay, tornou-se a personalidade mais idosa a estampar a capa da renomada revista Vogue, neste mês de abril. Residente na pequena vila de Buscalan, situada a cerca de nove horas de distância da cidade de Manila, nas Filipinas, a anciã é uma das últimas guardiãs da arte secular da tatuagem indígena, conhecida como ‘batok’.
De acordo com a tradição, as tatuagens ‘batok’ simbolizam a identidade, parentesco e a história dos ancestrais, e acredita-se que possuam um poder protetor contra espíritos malignos, acompanhando a pessoa durante toda a sua vida, mesmo após a morte.
Apo Whang-Od é aclamada como a última mambabatok de sua geração, tendo registrado na pele de milhares de indivíduos a força, a bravura e a beleza da tribo Kalinga, da qual faz parte. A sua presença na capa da Vogue é um símbolo de destaque e celebração da cultura e da tradição filipinas.
Embora não tenha filhos, a tatuadora tem ensinado a prática ‘batok’ aos seus dois sobrinhos-netos há mais de uma década. “Fui a primeira criança a aprender a tatuar. Apenas observava o que ela fazia”, relatou a sobrinha-neta Grace Palicas, de 26 anos, em entrevista à Vogue Filipinas.
Antes de Apo Whang-Od, a atriz Judi Dench ostentava o título de personalidade mais idosa a ilustrar a capa da revista de moda, ao posar para a Vogue britânica aos 85 anos de idade, em 2020.
FOLHAPRESS