Como se salvar no caso de estar a sofrer um ataque cardíaco
Depois de entender, realmente, que se trata de um ataque cardíaco, devem ser prontamente seguidos alguns passos para evitar o pior. Reconhecidos os sintomas, é momento de atuar.
Segundo o CNET, alguns dos sintomas mais comuns passam pelo desconforto no peito, dor e pressão, má indigestão e náuseas, fadiga extrema e falta de ar. Referem ainda os passos que deve seguir se estiver nesta condição.
Ligue para emergência
“Se você se sentir mal ou começar a sentir desconforto no peito, procure atendimento médico rapidamente. Quanto mais cedo for tratado, melhor”, explica o médico Grant Reed. “Muitos pacientes acabam ignorando os primeiros sintomas.”
Não vá dirigindo até ao hospital
Se suspeitar de ataque cardíaco, o melhor é não conduzir até ao hospital. Pode perder a consciência pelo caminho e o resultado ser mais desastroso.
Tome uma aspirina
O médico recomenda mastigar em vez de engolir. O objetivo é que entre no organismo o mais rapidamente possível. Pode ajudar a evitar a formação de coágulos.
Trabalhe na prevenção
Deve manter uma deita equilibrada e apostar em exercício moderado entre 120 a 150 minutos por semana. Deve ainda controlar a pressão arterial, o colesterol e evitar fumar.
FOLHAPRESS