O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) abriu mão do uso pessoal do auxílio moradia a que têm direito os integrantes da Câmara dos Deputados. O parlamentar anunciou a destinação do valor integral do benefício – R$ 3.083,42 em valores líquidos – para custear a moradia de estudantes universitários.
O valor equivalente ao auxílio será repassado mensalmente para a Associação Tabuleirense de Universitários para pagar os custos de aluguel, água, luz e demais despesas de uma casa na cidade de Mossoró (RN). Serão beneficiados cerca de 40 estudantes, vinculados à Associação, que passarão a morar na residência.
Em Mossoró, existem mais de 15 campi de universidades e faculdades públicas e particulares que recebem estudantes de cidades do litoral leste cearense e do Vale do Jaguaribe. Muitos desses estudantes chegam a enfrentar um trajeto de até quatro horas no deslocamento de suas casas até a universidade diariamente.
“Desde o primeiro mandato que tenho uma preocupação com a vida do estudante universitário. Essa é mais uma ação concreta no sentido de fortalecer a permanência de estudantes mais carentes no ensino superior”, destaca Idilvan.
“Muitas pessoas pensam que acordar de madrugada para chegar na faculdade é uma realidade distante. Mas não é!”, diz a estudante Mari Luci. “Aparecer alguém como o Idilvan e botar fé no nosso sonho e nos ajudar assim, nos deixa animados demais”, completa.
Durante o primeiro mandato (2019-2022), Idilvan não fez uso do auxílio moradia ou utilizou imóvel funcional oferecidos pela Câmara dos Deputados.