Mundo

Espanha: Cinco brasileiros entre detidos em barco com 1.500 kg de cocaína

Spread the love

Uma operação conjunta entre o Serviço de Vigilância Aduaneira, a Guarda Civil e a Polícia Nacional da Espanha resultou na interceptação do barco de pesca “Efesios 5-20”, de bandeira brasileira e com 25 metros de comprimento, a cerca de 280 quilômetros das Ilhas Canárias. No interior do barco foram encontrados mais de 1.500 quilos de cocaína divididos em 60 fardos escondidos num compartimento construído na casa das máquinas. Segundo informações do Ministério do Interior divulgadas hoje, cinco cidadãos brasileiros, incluindo o comandante, e um venezuelano foram detidos.

A operação foi realizada na quinta-feira, em condições meteorológicas adversas devido a uma tempestade de força 7 e ventos fortes, sendo efetuada pelo navio-patrulha de vigilância aduaneira Cóndor. O Centro de Análise contra o Tráfico Marítimo de Drogas no Atlântico (MAOC) e o Centro de Informações sobre Terrorismo e Crime Organizado (CITCO) coordenaram a ação conjunta.

O retorno ao porto foi dificultado pela condição do barco, que apresentava problemas na zona do motor e teve seus motores parados durante a noite. Os detidos e a embarcação foram levados ao porto de Las Palmas de Gran Canaria para descarregar a droga e apresentação dos detidos à justiça pela Vigilância Aduaneira, Polícia Nacional e Guarda Civil.

Essa operação é mais uma na luta contra o tráfico de drogas na “rota atlântica da cocaína”, que é usada por barcos de pesca da América do Sul. Esses barcos transbordam a droga no meio do Atlântico para posteriormente introduzi-la no continente europeu. É notável que o barco de pesca tenha sido encontrado tão perto da costa espanhola, uma vez que os transbordos normalmente ocorrem a uma distância maior.

As forças de segurança espanholas já realizaram cinco grandes apreensões de cocaína este ano nas águas atlânticas em torno das Ilhas Canárias. Com a carga do Efesios 5-20, o total apreendido nessas operações soma 14,1 toneladas, com um total de 57 detenções.

 

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo