Política

Lula encontra Lewandowski para definir transição no Ministério da Justiça

Spread the love

O presidente Lula (PT) se reúne na noite desta quarta-feira (10) com o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e o escolhido para sucedê-lo na pasta, o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski. Segundo aliados, o objetivo foi definir os detalhes finais da transição na Esplanada.

De acordo com esses aliados, entre os temas abordados estavam a montagem da equipe e os temas de relevância no ministério. A reunião também teve o objetivo de distensionar o ambiente, uma vez que Dino defendeu para o seu lugar, ao longo das últimas semanas, o nome do seu secretário-executivo, Ricardo Cappelli.
A Imersão 2024 acontecerá nos dias 15 a 21 de Janeiro. Inscreva-se!
Participar

Apesar da preferência de Dino, Lula optou por um nome de sua confiança e com formação na área jurídica. Braço direito de Dino, Cappelli é jornalista.

Segundo pessoas próximas, Dino ainda defende que Cappelli seja mantido ao menos na secretaria-executiva, sob o argumento de que ele desempenhou papel importante na resposta aos ataques do 8 de janeiro e tem conhecimento do funcionamento interno do ministério.

O encontro começou antes das 19h no Palácio da Alvorada e não havia terminado até a publicação da reportagem. É a segunda reunião de Lula com Lewandowski nesta semana. Os três terão um novo encontro nesta quinta-feira (11), às 11h, segundo agenda oficial do presidente.

Como a Folha mostrou, apesar de ainda não ter sido oficializado, a indicação do ministro do Supremo para comandar a Justiça é dada como certa e já desencadeou uma discussão sobre a partilha do segundo escalão do ministério.

A demora na oficialização ocorreu porque Lewandowski busca definir nomes da sua equipe e, principalmente, organizar seu escritório de advocacia. Por isso, integrantes do governo avaliam que ele pode até mesmo ser anunciado, mas sem nomeação imediata no Diário Oficial da União.

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo