Marquise garante concluir Transnordestina até 2028, caso vença licitação para 5 lotes restantes
A ferrovia Transnordestina pode ser concluída até o início de 2028, caso a Marquise Infraestrutura, responsável pelos seis lotes em construção no Ceará, execute os trechos restantes da linha férrea.
A informação foi divulgada por Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura. A empresa venceu a licitação e é responsável pela execução da ferrovia de Missão Velha a Quixeramobim.
Renan afirma que a construtora tem interesse de executar os lotes 7 e 11, que devem ser contratados ainda em 2024. Os lotes restantes, 8, 9 e 10, devem ser contratados em 2025.
A data é posterior ao prazo informado pelo Governo Federal. O presidente Lula manifestou, em evento no Ceará em agosto, a vontade de que a ferrovia fosse entregue ainda em 2026.
Renan Carvalho ressaltou que a Marquise é a empresa tem a melhor logística implantada e velocidade de resposta para as obras dos lotes finais, que chegam ao Porto do Pecém.
“O normal da ferrovia é ser construída a partir do porto. A Transnordestina, por uma série de fatores, foi feita o contrário. O que eles estão querendo agora é avançar do Pecém para cá, que é uma obra que tem mais interferência, tem gasodutos, tem um pouco de complexidade”, disse.
CONTRATO PARA LIBERAR RECURSOS DEVE SER ASSINADO NESTA QUINTA-FEIRA (28)
A assinatura do contrato de R$ 3,6 bilhões com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que permite a liberação de recursos para a Transnordestina, deve ocorrer nesta quinta-feira (28).
O chefe da Casa Civil, Rui Costa, visitou as obras no Ceará na última semana e já havia garantido a assinatura nesta semana. A data foi confirmada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (27), durante coletiva na Expolog, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Veja também