Crato. O vereador Pedro Lobo (PT) poderá nas próximas semanas ser anunciado para exercer cargo em uma das Superintendências do Governo Federal no Ceará. Proposta neste sentido foi feita ao parlamentar cratense pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT). Lobo é aliado de primeira hora do parlamentar federal e um dos principais cabos eleitorais de Guimarães na região do Cariri.
Conforme apurado pela reportagem, Guimarães quer fortalecer o aliado para as eleições do próximo ano. Pedro Lobo é um dos nomes cotados pelo diretório municipal do PT à sucessão do governo Zé Aílton Brasil, em 2024. O gestor, que deverá ser o principal administrador do processo sucessório, já tem dialogado com lideranças do partido a respeito do tema. Guimarães e o Ministro da Educação, Camilo Santana, por exemplo, são algumas das figuras políticas com quem Zé Aílton já abordou o assunto.
Além de fortalecer politicamente o aliado, o convite feito por Guimarães é também uma prova de reconhecimento pelo apoio ofertado por ele nos últimos pleitos e, ainda, da capacidade administrativa que Lobo possui, sobretudo nas demandas que englobam as problemáticas do setor rurícola e de nichos com vínculo ao setor.
A reportagem apurou que, embora o convite tenha sido feito já há alguns dias, é reiterado em oportunidade recente, o vereador ainda não se decidiu sobre a proposta. Conforme assessores próximos ao vereador, ele aguarda o retorno do deputado José Guimarães ao estado para dialogar sobre o assunto.
“É possível que o Pedro [Lobo] assuma uma superintendência? Sim, existe o convite e ele está propenso a aceitar. Mas isso só se dará após um diálogo entre ele e o Guimarães, cujo a data não foi marcada. Pode até ser que aconteça na próxima vinda dele [Guimarães] ao Ceará”, esclareceu um dos assessores do vereador cratense.
*POR: ROBERTO CRISPIM