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MEC e Inep divulgam os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil que definem o perfil de uma criança alfabetizada

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (31), os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, que dará suporte às políticas de avaliação da alfabetização, lideradas pelo Governo Federal e pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino. O levantamento ouviu mais de 350 professoras de todo o país.

A partir dos resultados encontrados na pesquisa, esse perfil de aprendizagem foi interpretado por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esse procedimento, foi possível estabelecer que o conjunto de habilidades para uma criança ser considerada alfabetizada corresponde a 743 pontos na escala Saeb.

Resultados

As crianças que alcançam esse patamar são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos.

Além disso, são capazes de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete. São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita e que devem ser acompanhados com investimentos pedagógicos importantes para consolidar e avançar nesse processo.

O evento ocorreu na sede do Inep, em Brasília (DF), e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Autarquia, Manuel Palácios.

Aplicação da pesquisa

Durante os meses de abril e maio, o Inep e o MEC consultaram professores alfabetizadores e especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

O esforço liderado pelo Inep para alinhar os padrões de avaliação da alfabetização no Brasil é um dos pilares fundamentais da nova política de alfabetização que o MEC deverá lançar nos próximos dias.

Além disso, identificar e definir as expectativas de padrão de aprendizagem para a alfabetização ao final do segundo ano do ensino fundamental é muito importante no processo de implementação qualificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabeleceu que esse é um direito que precisa ser assegurado a todas as crianças brasileiras neste momento do ensino fundamental.

Com a análise combinada das informações coletadas na pesquisa, estabeleceu-se a alfabetização em 743 pontos na escala Saeb.

Pesquisa

Entre os dias 15 e 23 de abril, Inep e MEC consultaram professores das cinco regiões do país (representantes das 27 unidades da Federação), para coletar informações a respeito do conjunto de competências que caracterizam o estudante alfabetizado. Na pesquisa, o Instituto apresentou uma série de tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas em língua portuguesa.

Para tal, foi considerada a matriz de referência de Língua Portuguesa do Saeb para o segundo ano do ensino fundamental, que se apoia na BNCC. Os docentes, então, responderam, tendo como referência a sua experiência em sala de aula, se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar essas tarefas.
Painel – os resultados da pesquisa foram consolidados e debatidos, juntamente com outras evidências (como parâmetros psicométricos, matriz e escala da avaliação), em um painel de especialistas – pessoas com atuações em diversos âmbitos da política e da prática de alfabetização (de diferentes regiões do país) participaram.

O grupo contou com pesquisadores acadêmicos, formadores de professores, alfabetizadores, representantes de entidades, gestores educacionais como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


*Comunicação do MEC e do INEP

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