Pela primeira vez participando do Programa “Cuidar Melhor”, do Governo do Estado, o município de Missão Velha obtém importante classificação no programa que premia municípios cearenses com os melhores resultados nos indicadores de saúde.
Missão Velha ficou em 36* lugar na seleção dos trabalhos, que premia 30 dos 185 municípios cearenses que apresentaram os melhores desempenhos nos indicadores referentes ao ano de 2022.
De acordo a assessora técnica, Edilasy Mariz, em 2022 a gestão municipal realizou ações exitosas por meio de parcerias com as secretarias de saude, assistência social e educação, reduzindo a mortalidade infantil, alavancando indicadores de saúde no tangente a melhoria da saúde da população missaovelhenses. “Apesar de não ter se classificado entre os 30 selecionados, o município ganha pelo fato de concorrer e levar Missão Velha para a bancada de avaliação da Sesa, além de ter dois trabalhos selecionados pra concorrer na mostra de saude do congresso do COSEMS”, explica Edilasy.
O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e compreende um novo pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria da qualidade dos serviços e dos resultados em saúde para a população. O programa avança no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, contribuindo para a redução da mortalidade infantil, mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e mortalidade por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.
Coordenado pela Sesa, por meio da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis), envolve um conjunto de incentivos financeiros, capacitações e apoio técnico aos municípios e equipes de saúde associados a ações e resultados em indicadores de qualidade.